sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GEOMETRIA DA SALA DE AULA!


Se multiplicarmos os valores da base pelos valores da altura de um retângulo teremos sua área exata, sem mais nem menos, apenas o exato, como bem nos ensinou nossos(as) professores(as) de matemática nas aulas de geometria plana. Quando pensamos em uma sala de aula, nosso olhar tendencioso e estereotipado logo estabelece fórmulas ortodoxas do que seria uma sala de aula perfeita. Logo o que nos vem à cabeça é um espaço retangular ou quadrado, repleto de cadeiras, livros e janelas geralmente gradeadas com alunos sentados e um professor (a), com o seu giz, profetizando palavras de ordem e sabedoria.

Felizmente jamais uma fórmula geométrica, por mais perfeita que seja conseguirá abarcar os mundos que uma sala de aula revela a cada dia possuir! São sonhos, desejos, tensões, paixões, tesão, raivas, amor, saber, sofrimento, descoberta, criatividade, decepção tudo isso em um espaço de conhecimento que transpõe o nosso tão conhecido retângulo.

Desta forma que vejo a atuação do Projeto Lanterninha nas escolas e salas do Recôncavo. O Cinema leva e proporciona o contato e convívio com novos mundos, tempos, cheiros e sabores para nossas escolas e nossos alunos. A sala de aula deixa de ser um espaço restrito e passa a ter dimensões incalculáveis e inatingíveis pela frieza dos números. Está impressão que vi e vejo nos olhos atentos dos alunos da sétima e oitava série das escolas municipais Edvaldo Machado Boaventura (Santo Amaro-Ba) e Aurelino Mario (Cachoeira - Ba), durante esses quase três meses de projeto. Vi e senti essa experiência quando exibimos o documentário MENINAS, o longa baseado em fatos reais BICHO DE SETE CABEÇAS”. O clima risonho de A MÁQUINA nos deu a trilha sonora de várias outras exibições, que sempre começava com os estudantes cantarolando pelos corredores até a sala de exibição/aula a trilha sonora do filme: SE AVEXE NÃO!

Realmente não nos avexamos, e as coisas fluíam com a suavidade do tempo histórico que corta as ruas antigas de Santo Amaro e Cachoeira, tempo de mundos, cores, sons, imagens: TEMPO DE CINEMA E EDUCAÇÃO.

Agora podemos voltar à questão inicial. Será possível obter a exatidão da área de um retângulo? Percebo que não. Uma sala de aula pode existir enquanto retângulos, quadrados, triângulo, círculos, retas ou curvas não existe modelos ou fórmulas para o conhecimento. O CINEMA NA ESCOLA É EDUCAÇÃO é a construção de novas formas e espaços para o saber para o mundo!

Então todos e todas não SE AVEXEM, na escola não tem BESOURO de SETE CABEÇAS, tão pouco MÁQUINAS que façam CARRETO para o Futuro por apenas 10 CENTAVOS. O QUE TEMOS NA ESCOLA são MENINAS E MENINOS, por isso devemos fazer todo o SANEAMENTO BÁSICO, para que as flores possam rebentar e o DIA NASCER FELIZ!


DESLIGUE SEU CELULAR!!! COMEÇOU A SESSÃO!


Por: Clissio Santana
Monitor - Projeto Lanterninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário